No Brasil, entre 20% e 30% de pessoas que têm impressos símbolos, desenhos, letras ou cada outra coisa que se possa sonhar em sua pele, por causa de as tatuagens ganharam muita popularidade. Contudo muitas delas podem ter dificuldades para adquirir ou conservar o seu posto de trabalho, se estas tatuagens são visíveis, a respeito todo o rosto, o pescoço ou as mãos.
Onde não deveria tatuarme? “Na Inglaterra é normal olhar um funcionário do banco, atendendo a com as mãos tatuadas. Em Portugal seria impossível”, descreve Laura Cubero, gerente do estúdio de tatuagem Two Anchors. As tatuagens têm percorrido um extenso caminho até viver uma explosão que transcende as classes sociais e gêneros.
Suas origens são milenares, nascidos como sinais de identidade de culturas tão distantes como a polinésica ou as andinas. Nos séculos XVIII e XIX, que se identificavam com a existência marítima, entretanto assim como com ambientes penitenciários e marginais, estigma que se manteve até o último terço do século XX.
De imediato, não é especial ver pessoas tatuadas que superam os cinquenta anos, executivos que se presumem complexos desenhos no antebraço, e em ambientes como o do futebol, o que é exótico é olhar um jogador sem nenhuma tatuagem. Há setores mais abertos a contratar pessoas que exibem estes desenhos na pele, como alguns segmentos do lazer (bares e discotecas) ou lojas de roupa urbana ou juvenil. Contudo em outros há fortes resistências.
- Guindos: ‘O traço de reverter as reformas é reverter ao ano de 2012’
- 1976: Jafé Soto, ex-futebolista costa-riquenho
- um História da Cervejaria Cuauhtémoc
- o que obstáculos se colocam à empresa
- “Um mau trabalhador culpa as ferramentas” Provérbio Chinês
- 6 Acordo Social e Cultural
- internet Designer. Se você pertence ao computador, você pode empregar-se à elaboração de páginas internet
Cubero, uma das organizadoras do concurso Only Tattoo Barcelona, deve que o setor de saúde pede expressamente que os funcionários sejam enfermeiros, médicos e até já pessoal de manutenção – tenha ocultos suas tatuagens. Outros segmentos reticentes são os que exigem de seus funcionários de umas condições, de vestimenta e de presença, seja para responder ao público ou aos códigos internos que aplica cada organização. Entre estes descobrem-se o sector bancário, os restaurantes de maior ordem, o âmbito educativo (principalmente se for de educação infantil, ensino fundamental ou de ensino médio) e a aeronáutica.
Em diversas companhias aéreas exigem, entre os requisitos pra seus pretendentes, ter “sensacional presença, sem piercings ou tatuagens notórios”. Esse mesmo ponto é destacada pelas Forças Armadas. Pela convocação que fez o Ministério da Defesa reitera que “não é permitido o exercício de tatuagens que conseguem ser percebíveis” ao vestir os diferentes tipos de uniforme que têm os corpos.