O Primeiro Instrumento De Música Eletrônica Faz 100 Anos


Alex só tem 10 anos e de cada instrumento em casa. Isto não constitui um freio pra tentar com a música. A começar por um navegador é capaz de gravar as tuas primeiras composições com um piano virtual e jogar com uma caixa de ritmos online que cria seus próprios beats.

Sem saber, está compondo música eletrônica. Perguntamos a Álex se saberia nos discursar quando nasceu o primeiro instrumento eletrônico e cinquenta anos, ele parece um número mais do que exagerada para alguém com somente uma década de vida. Quando dizemos que são cerca de 100, e que, também, toca-se no ar, não acredita que falemos a sério. A partir daqui começa a ser escrita a história da música eletrônica e parcela da cinematográfica.

O direito é que a vida de seu inventor, bem como oferece pra fazer um filme. Mas a magia era na realidade física pura: o som é gerado no momento em que algo vibra. E em um theremin, esta vibração é produzido na corrente elétrica. A antena direita, normalmente pela vertical, controla a freqüência (tom). Quanto mais se aproxime da mão, mais agudo soará. No entanto, a freqüência com que se obtém não é compreensível pelo ouvido humano, e que transforma o sinal pra torná-lo audível e fornecer um som igual ao de um violoncelo. A antena esquerda, geralmente pela horizontal, controla o volume.

A superior proximidade da mão, o volume é mais baixo. Em 1922, Theremin teve a oportunidade de demonstrar a sua invenção perante o respectivo líder da recém-nascida da União Soviética, Vladimir Lenin. Também fã de música, Lenin não só ficou fascinado pelo instrumento, bem como quis aprender a tocá-lo e amparar como símbolo de uma nova época.

  • A Pepe e a Mila gosta da música
  • 1 Primeiros anos e família
  • três Ônibus metropolitano
  • Nos torna pessoas mais responsáveis

Para sobressair ao mundo do que era apto a invenção russa, mandou Theremin em turnê pela Europa, chegando mesmo a tocar na Ópera de Paris e outros locais emblemáticos. Seis anos depois, assim como foi convidado a viajar pros EUA pra sobressair ali sua tecnologia, onde enfim patenteou o theremin.

Obtiveram em tal grau sucesso que a Corporação de Rádio de América (RCA) decidiu que o mundo todo deveria ter em moradia um rádio e um exemplar deste invento russo. Em Nova York, conheceu Clara Rockmore. De origem russa, Rockmore tinha sido uma criança prodígio. Com só cinco anos, foi a pessoa mais jovem a ser admitida no conservatório de São Petersburgo, demonstrando já o seu virtuosismo com o violino. Não obstante, anos depois, sofreu uma doença óssea provocada pela desnutrição infantil que tinha sofrido e a obrigou a retirar-se deste instrumento. Apesar do fracasso comercial, Léon Theremin fundou tuas próprias companhias, se casou com uma bailarina afro-americana e chegou a conservar relações comerciais com corporações como a WestingHouse ou RCA.

Quando já parecia resolvido nos EUA, o reclamaram da Rússia. Nunca ficou claro o que ocorreu na realidade: algumas versões dizem que o sequestraram; algumas, que passou por dificuldades económicos. O que sim parece que ocorreu é que ele deixou tudo na América confiando em retornar. Quando pôs o pé pela União Soviética, o acusaram de ser um espião e o mandaram para um gulag na Sibéria e para um campo de serviço em Omsk.