O Dobra: Uma montanha viva. Fernando Gutiérrez Solares, São José Dos Campos. Esmeralda, representante de “Salvar O Dobra” por Ecologistas em Ação. E: o Que é a Plataforma Salvar a Dobra? R: -É uma plataforma cívica que é composta por diferentes grupos ambientalistas em defesa do patrimônio natural e ambiental de portugal.
É encabeçada por dois grupos que são: Grupo Queluz e Afetados Minas Neves. Essas pessoas foram afetadas por parcelas, em consequência a da aproximação da pedreira Minas Neves. E: Quais são os objetivos a atender? R: -Os objectivos são ceder a Dobra da proteção da NEI (Nuclear Energy Institute), a área de especial interesse.
Com esta figura pretendemos que as pedreiras que a ea imediatamente estão em validade, tenham um prazo de sustentabilidade, isto é, que acabem a exploração progressivamente. Outro objetivo é que não se dote o Dobra mais pedreiras e, em resumo, que com o passar do tempo a sumir e que de Dobra obtenham outros recursos. E: o Quíén iniciou a análise da Dobra? R: -A Dobra é um monte humanizado, desde que se constataram as Cavernas de Puente Viesgo, que têm mais de 120.000 anos . Depois temos os castros cântabros que estão localizados no topo do Dobra e estão datados em uma idade de 3.000 anos. A Dobra tem servido de refúgio e de sustento para os habitantes que viveram nele. Todavia o que ocorre nesta hora?
- “The Anti-Diva”[2]
- Se você joga futebol você é um moleque
- “Armas” processo
- 17 dezessete
- 7 Revísame este
Dobra, passando de um uso artesanal a um emprego fábril, e o superior obstáculo que tem são as pedreiras. E: Quantas pedreiras há em todo o Dobra? Quanto ocupa a tua área total? E: Pela página de Salvar o Dobra vimos o livro Explorando o Dobra, lançado em 2004. o
R: -o que reúne o livro Descobrindo o Dobra são os valores de Dobra. No momento em que eu comecei a preparar-se o Dobra, com meus colegas, me dei conta de que todos os detalhes estavam muito espalhados. Todas os dados que tinha eram tese arqueológicas, estudos de historiadores e outros, todavia não estava recolhido em um livro, não havia nada à mão para saber.
O que se fez foi um estudo da flora e um estudo parcial da fauna. Também temos recolhido alguns estudos, tanto históricos, arqueológicos e etnográficos, contudo a coisa mais valiosa que tem a Dobra é o seu interior. E: como É limitada a tua fauna e flora?