“Eu Fui Quem Fez O Infinito, A Duquesa De Alba”


Ao longo da entrega do Prêmio Lenda 2019 de Cabeleireiro Internacional a Lluís Llongueras (82 anos), no domingo passado, o estilista britânico Tony Rizzo lhe definiu como o “Salvador Dalí, um salão de cabeleireiro”. Não podia ter estabelecido melhor. Porque Llongueras, o cabeleireiro de Esparragueras (Barcelona) e pioneiro em criar universidade, foi um amplo conhecido do pintor de Figueras. “Dalí era uma loucura. É irrepetível, não apenas como artista mas assim como como pessoa, e me influenciou em todos os aspectos da minha vida”, conta o estilista ABC.

“Ele me incentivou a ser como era, a não modificar. Dali iria pro que era seu, com suas idéias, e não ouvia ninguém. E eu era muito parecido; o tenho seguido sendo toda a vida e que me correu bem”.

  • dia 27 de setembro de 2016 | 14:11
  • Registado em: 20 mar 2004
  • Muitos produtos nutritivos têm acetato de tocoferol (vitamina E) pra curar a pele
  • Diz ser Amaia
  • seis Estudos posteriores
  • 5 – Sombra em barra

De tua estreita relação de amizade que surgiu a peruca mais extenso do universo (está em que o Livro Guiness dos Records), exposta como cortina da sala de Mae West, no Museu Dalí. “Pedi pôr bobes uma peruca em razão de as mulheres prontamente não os tinham, e fazer-nos uma imagem.

achou legal, e depois fizemos numerosas perucas em Paris, perucas pensadas pra ele…”. Porém Llongueras também ficou chamado de o cabeleireiro do jet set nos anos 70, apesar de começar varrendo cabelos e servindo cafés em um salão. “Um dia, minha tia Teresinha pegou uma tesoura de sua residência e alegou-me: “Tu, que trabalha em um salão de cabeleireiro, córtame o cabelo”. Gostou de uma amiga, uma vizinha nossa… e se tornou como uma bola de neve”, lembra. “A primeira freguês famoso que me lembro é a Begum Aga Khan, que veio a Barcelona pra observar a uma gala de caridade no Liceu. Uma senhora linda, com uma presença de fato fascinante”, lembra.

Suas tesouras são recortado bem como os manes de Anjelica Huston, Bianca Jagger, Rachel Welch, Jacqueline Bisset… “Com Jacqueline Bisset tive uma elegante amizade que durou longo tempo e, embora não nos víamos muito, nós escrevíamos cartas ou falamos por telefone”. Bianca Jagger conta que se apresentou um excelente dia no teu salão, sem discernir-se, e foi muito natural.

“Era uma mulher com uma grande personalidade, bella”. Fala com muito admiração da duquesa de Alba, que era uma mulher muito especial, amável e educadísima, e ainda tem mais títulos que a Rainha da Inglaterra, era muito simples”. Tenha em mente que, nada mais, conhecê-lo, chamou-o ao Palácio de Liria e lhe ensinou pessoalmente as obras de Goya e tua coleção de arte.

“A partir daquele instante, tivemos uma relação de amizade. Eu até ousava pedir-lhe que fora presidente do Prémio de Imagem Llongueras. Aceitou-o, e é uma data que guardo com muito carinho”. Você é o responsável por aquela cabeça inundada de caracóis?

“Sim, há muitos anos, eu fui quem fiz-lhe uma infinito pra ficar mais confortável”, garante. “A última vez que a vi nos encontramos em AVE e fomos a viagem toda conversando. Era um amplo conversador”. Outra guilda que ele adorava era o de as folclóricas. “E bem como peiné a Norma Duval e Alasca”, adiciona.