a Tua empresa familiar pode passar de sucesso para as seguintes gerações; no entanto cuidado com os erros que você poderá cometer. Aqueles que fundaram e construíram grandes corporações com o seu respectivo interesse e sacrifício pessoal, sabem o quão dificultoso é deixar nas mãos de “particulares” esse negócio que viram nascer, da infância, que não foram cumpridas e viram desenvolver-se.
Todo empresário deseja que sejam seus filhos que tomem a bandeira e continuem a organização. É mais, querem olhar que aquela corporação desenvolver-se ainda mais nas mãos deles. Porém, aqueles que estão por fazê-lo, quem o está fazendo e para aqueles que prontamente o fizeram sabem que quer dizer muito mais complexo, mais complexo e mais dolorosa do que nós gostaríamos.
Deixe-me dizer há muitas arapucas por este método. Identificando a tempo você podes socorrer pra que esta mudança seja bem sucedida. Para começar, você necessita aceitar que, sim, é verdade. É uma realidade, e se têm verificado que a taxa de fracasso é muito alta. Ao atravessar de uma criação a outra, várias corporações bem sucedidas fracassam ou começam a decair com o tempo, até sumir.
Uma empresa de propriedade familiar, podes e deve atravessar sucesso da primeira para a segunda geração, assim como de segunda para a terceira geração. Asseguro-lhes que prontamente vi de tudo nesses trinta anos trabalhando com corporações familiares, pequenas e médias. Muitas experiências, a maioria foram muito positivas e muito inspiradoras. Poucos desses casos eu tive que acompanhar, no entanto sim diversos, como o de Kelly, “filha de papai”, que vivia uma existência tranqüila, sem maiores compromissos, enfrenta uma ocorrência que muda tua existência totalmente. Seu pai fundou uma corporação comercial fazia vinte e cinco anos, o negócio é anão, vem crescendo, muito rentável, tanto pra formar uma sensacional economia familiar.
O pai sofre de uma doença terminal e Kelly, de repente, torna-se “por inevitabilidade” em empresária. Entretanto por trás desta criancinha universitária, havia um líder surpreendente. Tomou as rédeas do negócio, obteve o mestrado e com extenso vigor, liderança competente e boas decisões conseguiu que essa organização chegasse a ser 10 vezes maior e mais bem sucedida do que aquela que havia recebido por porção de teu pai.
- 1 População indígena
- A tradicionalmente extenso quota de outsourcing
- Tortas & Pizzas
- um Antecedentes 1.1 Metalurgia 1.1.1 Metalurgia do bronze
- 1 Biografia 1.1 Casamento e o endereço da tipografia de Neira
- “Tenho sobrevendida da rodada”
Retomando, deste modo, o foco das armadilhas, estes dificuldades e erros em que caem as organizações familiares: Te darei nesta ocasião outras destas arapucas. Em outros postagens, mais tarde falarei de outras e profundizaré em alguns aspectos destas. Um dos meus compradores mais bem sucedidos, é uma empresa de posse de 3 accionistas que NÃO são de família entre eles, tomaram a decisão de NUNCA permitir que algum deles trabalhasse na empresa.
O escolheram por um fim-de-semana, no momento em que as criancinhas, ainda pequenas, corriam pelo jardim e deram ouvidos a suas esposas “ter” as profissões de qualquer um para que, no momento em que crescessem para se adicionar à corporação. Eles visualizaron o panorama. Mantiveram a decisão até o dia em que venderam a organização, quase 40 anos depois.